top of page
Buscar
Foto do escritorMustard Jesus

Tudo tem o tempo certo, até o sexo

Semana passada comentei com vocês sobre a realidade da relativização nessa geração. Essa visão de mundo não se limita apenas a como a beleza é vista, mas também a verdade, chegando ao absurdo da seletividade bíblica dentro de algumas igrejas, ou seja, as pessoas escolhem quais passagens lhes convém e o restante é descartado. Algumas das passagens mais eliminadas da vida de muitos cristãos é as que se referem à imoralidade sexual, e é sobre isso que quero falar com vocês hoje.

 

A passagem base para nossa reflexão será:

 

“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete são cometidos fora do corpo, mas quem comete imoralidade sexual peca contra o próprio corpo.”

1Coríntios 6:18

 

Quer aceitemos ou não, todos sabem que a prática sexual antes ou fora do casamento é pecado. O que muitos de nós não sabem é o porquê desse mandamento.

 

Durante a minha caminhada com Jesus esse foi um ponto de conflito para mim, minha visão limitada não me permitia compreender como um relacionamento funcionaria sem sexo. Lembro de conversar sobre isso com muitas pessoas e ouvir aquele “bom” (contém ironia) e velho conselho: “como você vai saber se é bom se não fizer antes de casar?”.

 

Decidi então obedecer sem entender, o que funcionou por um período, mas não se sustentou. Percebi que o fato de não entender me fazia não acreditar que essa direção de Deus era boa. Foi então que decidi fazer o óbvio: estudar e orar. Nesse processo, o que Deus mais tratou em mim foi minha completude nEle revelando diariamente Sua bondade. A Bíblia nos diz que:

 

“O Senhor é bom com todos; a sua compaixão alcança tudo o que ele fez.”

Salmos 145:9

 

É por isso que posso afirmar: tudo que Deus faz ou determina é bom, pois tem o propósito de revelar quem Ele é, um Deus bom, justo e verdadeiro (Dt. 32:4; Sl 25:8-9). Deus não nos pede para fazer algo simplesmente porque Ele quer e ponto, Ele sempre está pensando no nosso próprio bem, pois como um Pai amoroso e bom, Ele quer cuidar de nós.

 

Se tirarmos os olhos da nova aliança por um período e olharmos para as antigas leis vemos, por exemplo, que Deus orientou que o povo judeu não comece carne de porco ou de animais que comem resto, como camarão, por exemplo. Naquela época eles não tinham o nível de higiene ou medicamentos que temos hoje, por isso, ao não ingerir carnes como essas, eles se preveniam de doenças como teníase e a cisticercose causadas pela carne de porco contaminada, e também de mortes por asfixia causadas pela alergia à camarão.

 

O mesmo acontece quando Deus determina que o sexo só é bênção dentro da estrutura de um casamento. Pessoas que escolhem ter relação sexual antes creditam ao sexo importância maior do que outros pilares de sustentação de um relacionamento. E aí quando a paixão acaba e aquele fogo de antes diminui, tudo é abalado, levando a dois caminhos comuns: término, justificando que o amor acabou; ou traição, justificando que existem necessidades biológicas não atendidas pelo parceiro. E saem os dois, um com a marca do outro, feridos e vazios.  

 

Hoje vejo claramente que a relação sexual no tempo errado, faz com que a gente ignore fatos importantes sobre o outro por causa dessa ligação emocional mais forte. Esse período antes do casamento, seja namoro ou noivado, é o momento certo para criar laços mais profundos de intimidade. Hora de conversar muito, de se conhecer, entender os defeitos dos outros, suas feridas, planos para o futuro... é a hora de ver se realmente faz sentido casarem, se as coisas se encaixam, se você aguenta o defeito do outro.

 

Falo por experiência, eu nunca tive tanta intimidade com alguém como tenho com o meu marido, e essa intimidade foi construída antes da noite de núpcias, através de horas que passávamos conversando. O sexo é só a cereja do bolo, e não depositar nele valor maior do que lhe é devido nos permite viver um relacionamento saudável e muito prazeroso para ambos.

 

Oro para que toda essa reflexão seja apenas uma sementinha plantada no seu coração para que você faça o mesmo que eu fiz, ore pedindo orientação do Espírito Santo, estude e entenda essa realidade. Porque ninguém me obrigou a nada disso, e eu jamais faria isso com você.

 

Não se esqueça: ninguém te ama mais do que Aquele que te criou.

 

Que Deus te abençoe.

 

Com amor,

Emanuele Incau.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page